Há tempos historiadores e outros estudiosos da área de humanas têm debatido, inclusive com defesas em teses de mestrado e doutorado, sobre o governo Vargas. A discussão tem sido travada em definir o governo Vargas. Uns defendem que ele foi um governo autoritário, mas não totalitário. Por sua vez, há aqueles que aceitam que, de fato, foi um governo de regime autoritário, ao mesmo tempo que foi, também, totalitário.
Disponibilizarei alguns materiais que defendem a segunda tese, pois pelo visto, a maioria tem definido o governo Vargas como não totalitáio.
Você encontrará, logo para reflexão acerca do debate, uma exposição de que é totalitarismo. Os demais materiais - aí espero que sirva para uma reflexão mais profunda acerca do assunto-, vão corroborar para a defesa da segunda tese - O Governo Vargas teve uma postura de um regime totalitário-, no sentido de que há ''totalitarismos'', ou seja, moldada conforme as especificidades locais.
Convém lembrar que, Vargas era simpatizantes das idéias Nazifascistas e, portanto, seu regime foi calcado no totatlitarismo.
Bem, se você quer, de fato, contribuir para este debate, estamos ''abertos'' para maiores discussão nesta ''rede''.
Fique à vontade.
Respeitosamente
Mousinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário